Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
Notícia24 abril 2023Representação em Portugal

Portugal participa em projeto de primeiro hospital de campanha pan-europeu

RescEU emergência hospital pan europeu

A Comissão atribuiu 106,2 milhões de euros à Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia para desenvolver novas capacidades rescEU em termos de equipas médicas de emergência.

O objetivo é aumentar a assistência médica de emergência às populações afetadas por grandes catástrofes naturais ou de origem humana. O projeto criará três equipas médicas de emergência de tipo 2, que incluirão serviços cirúrgicos e de diagnóstico.

Além disso, 17 equipas de cuidados especializados oferecerão serviços de cuidados intensivos, tratamento de queimaduras, transporte de doentes, diagnósticos avançados, apoio à maternidade, reabilitação, apoio à saúde mental, tratamento ortopédico, laboratório, fornecimento de oxigénio e apoio às telecomunicações. Estas capacidades rescEU tornar-se-ão gradualmente operacionais a partir de 2024 e permitirão responder a uma vasta gama de cenários de catástrofe.

As equipas poderão funcionar de forma autónoma e apoiar as estruturas nacionais de saúde em situações de emergência. Esta nova estrutura complementará o papel fundamental já desempenhado na resposta a emergências pelas 15 equipas médicas de emergência disponibilizadas pelos Estados-Membros e pelos Estados participantes à Reserva Europeia de Proteção Civil.

Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
24 abril 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal