Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de maio de 2022Representação em Portugal1 min de leitura

Presidente Ursula von der Leyen dirige-se ao Fórum Económico Mundial, com destaque para o apoio à Ucrânia, as questões energéticas e a segurança alimentar

A presidente Ursula von der Leyen proferiu um discurso especial esta manhã, em Davos, no Fórum Económico Mundial. A reunião deste ano é dominada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

von der leyen davos

A presidente Ursula von der Leyen deixou claro que a guerra não é apenas uma questão de sobrevivência da Ucrânia e da segurança da Europa, estando a pôr em causa toda a ordem internacional. A presidente descreveu a forma como a UE está a apoiar a Ucrânia, impondo sanções sem precedentes contra a Rússia, propondo dez mil milhões de euros de assistência macrofinanceira à Ucrânia e lançando agora uma plataforma de reconstrução sob a liderança conjunta da Comissão Europeia e da Ucrânia. A plataforma apela a contribuições mundiais, tanto de instituições financeiras internacionais como de qualquer país que se preocupe com o futuro da Ucrânia. A presidente Ursula von der Leyen abordou também as consequências para a Europa no plano energético e a necessidade urgente de abandonar os combustíveis fósseis russos e acelerar a transição energética. O Pacto Ecológico Europeu e o plano REPowerEU proporcionam os meios necessários para tal. Veja e leia o discurso.

Informação detalhada

Data de publicação
24 de maio de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal