Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia7 de julho de 2021Representação em Portugal7 min de leitura

Previsões económicas do verão de 2021: A reabertura alimenta a recuperação

Prevê-se que a economia europeia recupere mais rapidamente do que o que se esperava antes, uma vez que, no primeiro trimestre do ano, a atividade excedeu as expectativas e que, no segundo semestre, a melhoria da situação sanitária levou a um...

Paolo Gentiloni

Crescimento económico mais rápido à medida que reabrem as economias e melhoram os indicadores de confiança

De acordo com as previsões económicas intercalares do verão de 2021, a economia da UE e da área do euro deverá crescer 4,8 % este ano e 4,5 % em 2022. Em comparação com as anteriores previsões da primavera, a taxa de crescimento para 2021 é significativamente mais elevada na UE (+0.6 pps.) e na área do euro (+0.5 pps.), enquanto que em 2022 é ligeiramente mais elevada em ambas as áreas (+0.1 pp.). O PIB real deverá regressar ao seu nível anterior à crise no último trimestre de 2021, tanto na UE como na área do euro. Para a área do euro, tal deverá ocorrer um trimestre antes do previsto nas previsões da primavera.

Prevê-se que a dinâmica de crescimento aumente devido a vários fatores. Em primeiro lugar, a atividade no primeiro trimestre do ano excedeu as expectativas. Em segundo lugar, uma estratégia eficaz de contenção do vírus e os progressos em matéria de vacinação conduziram a uma diminuição do número de novas infeções e de hospitalizações, o que, por sua vez, permitiu aos Estados-Membros da UE reabrir as suas economias no trimestre seguinte. Esta reabertura beneficiou em especial as empresas do setor dos serviços. As respostas otimistas dos consumidores e das empresas, bem como os dados sobre o rastreio da mobilidade, sugerem que já está em curso uma forte recuperação do consumo privado. Além disso, há sinais de um relançamento da atividade turística intra-UE, que deverá beneficiar do novo certificado digital COVID da UE a partir de 1 de julho. O conjunto destes fatores deverá superar o impacto adverso da escassez temporária de fatores de produção e do aumento dos custos que afetam partes do setor da indústria transformadora.

O consumo privado e o investimento deverão ser os principais motores do crescimento, apoiados pelo emprego, que deverá evoluir em paralelo com a atividade económica. O forte crescimento dos principais parceiros comerciais da UE deverá beneficiar as exportações de bens da UE, enquanto as exportações de serviços deverão sofrer as restrições que subsistem ao turismo internacional.

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) deverá dar um contributo significativo para o crescimento. Prevê-se que a riqueza total gerada pelo MRR ao longo do período abrangido pela previsão corresponda a cerca de 1,2 % do PIB real da UE em 2019. A dimensão esperada do impulso ao crescimento mantém-se praticamente inalterada em relação às previsões anteriores, uma vez que as informações dos planos nacionais de recuperação e resiliência oficialmente apresentados nos últimos meses confirmam, em grande medida, a avaliação efetuada na primavera.

As taxas de inflação foram ligeiramente mais elevadas, mas moderadas em 2022

As previsões para a inflação este ano e no próximo também foram revistas a um valor mais elevado. O aumento dos preços dos produtos da energia e das matérias-primas, os estrangulamentos na produção devido a limitações de capacidade e a escassez de algumas componentes dos fatores de produção e matérias-primas, bem como uma forte procura, tanto a nível interno como externo, deverão exercer uma pressão no sentido do aumento dos preços no consumidor este ano. Em 2022, estas pressões deverão moderar-se gradualmente à medida que as restrições à produção forem levantadas e a oferta e a procura convergirem.

Por conseguinte, prevê-se agora que a inflação na UE atinja 2,2 % em média este ano (+0.3 p.p. em comparação com as previsões da primavera) e 1,6 % em 2022 (+0.1 p.p.). Na área do euro, prevê-se que a inflação atinja em média 1,9 % em 2021 (+0.2 p.p.) e 1,4 % em 2022 (+0.1 p.p.).

Riscos substanciais

A incerteza e os riscos em torno das perspetivas de crescimento são elevados, mas permanecem globalmente equilibrados.

Os riscos colocados pelo surgimento e propagação de variantes do vírus da COVID-19 sublinham a importância de intensificar ainda mais o ritmo das campanhas de vacinação. Os riscos económicos estão relacionados, em particular, com a resposta das famílias e das empresas às alterações das restrições.

A inflação pode vir a ser mais elevada do que o previsto se as restrições à oferta forem mais persistentes e as pressões sobre os preços forem mais fortemente repercutidas nos preços no consumidor.

Declarações dos membros do Colégio de Comissários:

Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo responsável por Uma Economia ao serviço das Pessoas, afirmou: «A economia europeia está a ter um forte retorno, com todos os elementos adequados a encaixar-se. As nossas economias conseguiram reabrir mais rapidamente do que o previsto graças a uma estratégia de confinamento eficaz e a progressos em matéria de vacinação. O comércio tem-se mantido a um bom ritmo e as famílias e empresas também se revelaram mais adaptáveis à vida no contexto da COVID-19 do que o esperado. Após muitos meses de restrições, a confiança dos consumidores e o turismo estão ambos a aumentar, embora a ameaça de novas variantes tenha de ser cuidadosamente gerida para que viajar seja seguro. Esta previsão encorajadora deve-se também à escolha das opções políticas corretas no momento certo e tem em conta o grande impulso que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência irá proporcionar às nossas economias nos próximos meses. Teremos de acompanhar de perto o aumento da inflação, que se deve, nomeadamente, a uma procura interna e externa mais forte. E, como sempre, temos de ter em conta as disparidades: alguns Estados-Membros verão a sua produção económica regressar aos níveis anteriores à crise já no terceiro trimestre de 2021 — um verdadeiro sucesso — mas outros terão de esperar mais algum tempo. As políticas de apoio devem continuar o tempo que for necessário e os países devem evoluir gradualmente para abordagens orçamentais mais diferenciadas. Entretanto, não devemos abrandar os nossos esforços na corrida para vacinar os europeus, para podermos manter as variantes do vírus controladas.»

Paolo Gentiloni, comissário responsável pela Economia, declarou: «A economia da UE deverá registar este ano o seu crescimento mais rápido das últimas décadas, impulsionado pela forte procura, tanto a nível interno como a nível mundial, e a uma reabertura dos setores dos serviços mais rápida do que o previsto desde a primavera. Graças também às restrições nos primeiros meses do ano que afetaram a atividade económica menos do que o previsto, estamos a melhorar as nossas previsões de crescimento para 2021 em 0.6 pontos percentuais. Esta é a revisão em alta mais elevada que realizámos em mais de 10 anos e está em consonância com a confiança das empresas que atingiram um nível recorde nos últimos meses. Com o lançamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, a Europa tem uma oportunidade única para abrir um novo capítulo de crescimento mais forte, mais justo e mais sustentável. A fim de manter a recuperação no bom caminho, é essencial manter o apoio político durante o tempo necessário. Fundamentalmente, temos de redobrar os nossos esforços de vacinação, com base nos impressionantes progressos realizados nos últimos meses. A propagação da variante Delta é uma clara chamada de atenção de que ainda não estamos a salvo da pandemia

Contexto

Estas previsões baseiam-se num conjunto de pressupostos técnicos em matéria de taxas de câmbio, taxas de juro e preços dos produtos de base à data de 26 de junho. Relativamente a todos os outros dados utilizados, incluindo os pressupostos relativos às políticas públicas, as previsões têm por base as informações disponíveis até 28 de junho, inclusive. A menos que sejam anunciadas novas políticas de forma credível e suficientemente pormenorizada, as projeções continuarão a assentar no pressuposto de políticas inalteradas.

A Comissão Europeia publica anualmente dois exercícios de previsão exaustivos (primavera e outono) e dois exercícios intercalares (inverno e verão). As previsões intercalares cobrem, para o ano em curso e para o ano seguinte, o PIB e a inflação anuais e trimestrais para todos os Estados-Membros, bem como para a UE e a área do euro no seu conjunto.

O próximo exercício de previsões económicas da Comissão Europeia será o das previsões económicas do outono de 2021, cuja publicação está prevista para novembro de 2021.

Mais informações:

Documento integral: Previsões económicas do verão de 2021:

Siga o vice-presidente Valdis Dombrovskis no Twitter: @VDombrovskis

Siga o comissário Paolo Gentiloni no Twitter: @PierreMoscovici

Siga a DG ECFIN no Twitter: @ecfin

Informação detalhada

Data de publicação
7 de julho de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal