Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia7 de novembro de 2018Representação em Portugal1 min de leitura

Reação da Comissão Europeia à manchete de hoje do JN

A manchete do Jornal de Notícias, de 7 de novembro de 2018, com o título: «Bruxelas expõe dados pessoais de autarcas portugueses» está errada.

WiFi4EU

Tal como a Comissão afirmou no seu relatório de segurança publicado em agosto, não houve qualquer fuga nem manipulação de dados, nem de autarcas portugueses nem de outros autarcas da UE, que se candidataram ao primeiro convite à apresentação de propostas WiFi4EU.

Em 15 de maio, no dia em que lançámos o primeiro convite e encerrámos o antigo portal Wifi4EU por questões informáticas, fomos informados por uma empresa de pirataria informática ética (white hat) de que, devido a uma vulnerabilidade do nosso sistema, esta tinha sido capaz de aceder a dados e documentos armazenados na nossa base de dados.

A Comissão procedeu a uma análise aprofundada e concluiu que não houve fuga nem manipulação de dados no portal WiFi4EU, nem qualquer ataque malicioso foi dirigido ao nosso sistema informático.

A proteção de dados é da maior importância, pelo que iremos preparar cuidadosamente as próximas etapas, incluindo uma análise aprofundada do sistema informático, uma vez mais, antes do relançamento do portal, efetuado hoje às 12h00 (Lisboa), a fim de garantir que os dados privados permanecem seguros.

Informação detalhada

Data de publicação
7 de novembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal