Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia7 de dezembro de 2016Representação em Portugal4 min de leitura

Roteiro da Ciência visita o Minho

O Comissário europeu Carlos Moedas leva a terceira edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reúne com autarcas, representantes das...

Roteiro da Ciência no Minho ©UE

A região do Minho é a terceira contemplada a receber o Roteiro da Ciência, uma iniciativa que permite explicar a ação da Comissão Europeia na promoção da Investigação, Ciência e Inovação, nomeadamente através dos instrumentos europeus em vigor (Horizonte 2020, Fundos Estruturais e Plano de Investimento Juncker), conhecer casos de sucesso de instituições públicas e privadas, assim como investigadores e empresas, promovendo o contacto entre instituições regionais, nacionais e europeias.

A visita irá decorrer pelas cidades de Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Braga. Em cada um destes concelhos, o Comissário Carlos Moedas visita os centros de investigação, empresas e estabelecimentos de ensino superior que mais se destacam pela capacidade de inovação e de produção de conhecimento. A empresa Bosch Car Multimedia é um dos exemplos no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicabilidade das mesmas na produção industrial. Reconhece ainda a utilidade e o valor no estabelecimento de parceria com a Universidade do Minho, o que contribui para o seu nível de destaque.

A integração dos centros de investigação em redes europeias também recebe a atenção do Comissário: o Centro Tecnológico CITEVE, como referência internacional pela qualidade no desenvolvimento de novos materiais; e o Centro de Investigação 3B’s, contemplado recentemente com um investimento de 15 milhões de euros para a criação de um centro de investigação de excelência europeu em Medicina Regenerativa e de Precisão.

O Comissário encontra estudantes e outros cidadãos através da iniciativa «Diálogo com os Cidadãos», subordinada ao tema «União Europeia, desafios presentes e o papel das próximas gerações». Na Reitoria da Universidade do Minho, Carlos Moedas terá contacto com estudantes que participam ou irão participar no programa Erasmus+.

O Roteiro da Ciência no Minho termina com a visita à Startup Braga, na qual o Comissário tem oportunidade de ouvir os empreendedores de empresas recém-criadas, para melhor compreender as vantagens e os desafios destas no mercado europeu e nacional.

Programa

Segunda-feira, dia 19 de dezembro de 2016

12h30–14h00 - Almoço oferecido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão com empresários e autarcas

  • Assunto: Centro de Competências do Agroalimentar para o Setor de Carnes
  • Participam, além dos anfitriões: Comissário europeu Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, eurodeputado José Manuel Fernandes, representantes de estabelecimentos de ensino, de agências e centros de investigação e de associações empresariais.
  • Reunião fechada à imprensa; são esperadas declarações à imprensa no final do almoço.

14h15–15h30 - Visita ao CITEVE - Centro tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário

  • Participam, além dos anfitriões: Comissário europeu Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, eurodeputado José Manuel Fernandes
  • São esperadas declarações à imprensa aquando da apresentação do Strategic Innovation and Research Agenda, pela European Technology Platform for the Future of Textiles and Clothing (ETP)

15h30–16h30 - Visita ao CeNTI - Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, funcionais e Inteligentes

17h00–18h00 - Visita ao Grupo de Investigação 3B´s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos

  • Participam, além dos anfitriões: Comissário europeu Carlos Moedas, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, eurodeputado José Manuel Fernandes.
  • Visita aberta à imprensa

18h30 - Visita à Bosch Car Multimedia

  • Participam, além dos anfitriões: Comissário europeu Carlos Moedas, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Presidente da Câmara Municipal de Braga, eurodeputado José Manuel Fernandes.
  • Visita aberta à imprensa.
  • São esperadas declarações aos jornalistas.

20h00–22h30 - Jantar oferecido pelo Comissário Carlos Moedas com empresários e autarcas

  • A intervenção inicial do Comissário Carlos Moedas é aberta aos jornalistas acreditados (e-mail: raquel-maria [dot] patricio-gomesatec [dot] europa [dot] eu (raquel-maria[dot]patricio-gomes[at]ec[dot]europa[dot]eu))

Terça-feira, dia 20 de dezembro de 2016

08h30–09h45 - Pequeno-almoço de trabalho com Câmara Municipal de Braga, InvestBraga e Universidade do Minho.

  • Recolha de imagem do início da reunião permitida aos jornalistas acreditados (e-mail: raquel-maria [dot] patricio-gomesatec [dot] europa [dot] eu (raquel-maria[dot]patricio-gomes[at]ec[dot]europa[dot]eu))

10h00–11h00 - Visita à escola de Medicina e ICVS

  • Participam, além dos anfitriões: Comissário europeu Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Braga, eurodeputado José Manuel Fernandes.
  • São esperadas declarações à imprensa.

11h00–12h30 – Diálogo com cidadãos: «União Europeia, desafios presentes e o papel das próximas gerações», com Comissário Carlos Moedas e moderado pelo jornalista Júlio Magalhães.

  • Evento aberto à imprensa. Transmissão em directo pela Rádio Universidade do Minho.13h00 - 14h30 - Almoço oferecido pela Universidade do Minho com responsáveis de investigação

14h45–15h15 - Encontro com estudantes Erasmus/Associação de Estudantes

  • Evento aberto à imprensa.

15h30–16h15 - Visita à Start Up Braga

  • Evento aberto à imprensa.

Contactos para a imprensa

Alfredo Sousa, Membro do Gabinete do Comissário Carlos Moedas
alfredo [dot] sousaatec [dot] europa [dot] eu (alfredo[dot]sousa[at]ec[dot]europa[dot]eu) | + 32 460 757 628

Raquel Patrício Gomes, Representação da Comissão Europeia em Portugal
raquel-maria [dot] patricio-gomesatec [dot] europa [dot] eu (raquel-maria[dot]patricio-gomes[at]ec[dot]europa[dot]eu) | 93 332 36 36

Siga este assunto com as hashtags #roteirociência #H2020

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
7 de dezembro de 2016
Autor/Autora
Representação em Portugal