Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de abril de 2016Representação em Portugal4 min de leitura

Roteiro da Ciência

O Roteiro da Ciência consiste na visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às cidades portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência.

Roteiro da Ciência © UE

O Roteiro da Ciência teve início em 2016, no período em que se comemoraram os 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Desde 1986, o País mudou e a forma como se faz ciência também. Nos últimos 30 anos, Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de investigação e inovação.

  • 1ª Etapa - Coimbra (5 e 6 de novembro de 2015)
  • 2ª Etapa - Madeira (21 e 22 de abril de 2016)
  • 3ª Etapa - Minho (19 e 20 de dezembro de 2016)
  • 4ª Etapa - Alentejo (28 e 29 de abril de 2017)
  • 5ª Etapa - Aveiro (11 e 12 de outubro de 2017)
  • 6ª Etapa - Viseu (4 e 5 de abril de 2018)

Portugal está hoje bem posicionado para beneficiar de todas as potencialidades oferecidas pelo Horizonte 2020, apostando numa economia assente na diferenciação pelo investimento na inovação.

6ª Etapa: Viseu - 4 e 5 de abril de 2018

Carlos Moedas está no distrito de Viseu nos dias 4 e 5 de abril para o 6º Roteiro da Ciência, a convite do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques. O Comissário europeu dedica este 6º Roteiro aos temas da economia circular e da tecnologia.

5ª Etapa: Aveiro - 11 e 12 de outubro de 2017

O Comissário europeu Carlos Moedas levou o Roteiro da Ciência, desta feita a Aveiro, para divulgar o trabalho desenvolvido neste âmbito em Portugal, mas também esclarecer os objetivos da Comissão Europeia no que diz respeito à promoção e investimento na inovação, na investigação, na ciência e tecnologia.

4ª Etapa: Alentejo - 28 a 29 de abril de 2017

O Comissário europeu Carlos Moedas esteve no Alentejo a 28 e 29 de abril, passando por Évora e Beja em mais uma etapa do Roteiro da Ciência.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, o Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Vítor José de Jesus Carioca, e a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, acompanharam o Comissário europeu Carlos Moedas em várias etapas deste Roteiro.

3ª Etapa: Minho - 19 e 20 de dezembro de 2016

O Comissário europeu Carlos Moedas levou a terceira edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reuniu com autarcas, representantes das universidades da região norte, investigadores e empresário

2ª Etapa: Madeira - 21 e 22 de abril de 2016

O Comissário europeu Carlos Moedas levou o Roteiro da Ciência à Madeira nos dias 21 e 22 de abril a convite do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário teve encontros bilaterais com o Governo Regional, autarcas, investigadores e empresários; visita vários centros de investigação da Universidade da Madeira e o Madeira Interactive Technologies Institute, e conheceu ainda start-ups, PMEs e empresas madeirenses de maior dimensão.

Programa:

Publicação:

1ª Etapa: Coimbra - 5 e 6 de novembro de 2015

O Comissário europeu Carlos Moedas visitou Coimbra e Cantanhede a 5 e 6 de novembro. Nesta agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário inaugurou a aceleradora de empresas TecBIS do Instituto Pedro Nunes e um edifício do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons). Visitou a Universidade de Coimbra, centros de investigação e empresas.

Outros vídeos:

Programa:

Publicações:

Comunicados de imprensa:

Fotografias:

Acompanhe o Roteiro da Ciência nas redes sociais com #RoteiroCiência, #H2020 e @Moedas.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
18 de abril de 2016
Autor/Autora
Representação em Portugal