Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa11 de março de 2020Representação em Portugal

Schengen facilita a livre circulação de criminosos e terrorista? MITO!

O Espaço Schengen simboliza o fim das filas de espera nas fronteiras. A livre circulação no interior do Espaço Schengen é um dos elementos essenciais da nossa identidade europeia.

bolas de bruxelas

A liberdade de circular no interior do Espaço Schengen não é feita à custa da nossa segurança, pois o controlo das fronteiras externas e a cooperação policial transfronteiras mantêm-nos seguros.

A fim de tornar o espaço Schengen um local seguro para os cidadãos, a União Europeia combate a criminalidade transfronteiras e o terrorismo de várias formas:

  • Reforço dos controlos nas fronteiras externas.

Embora, em princípio, não existam controlos nas fronteiras internas do Espaço Schengen, existem verificações rigorosas nas fronteiras externas.

A crise dos refugiados em 2015 revelou que a UE tinha algumas deficiências nos controlos das fronteiras externas, questões que estão agora a ser abordadas por etapas, nomeadamente com a criação da nova Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira.

Recentemente, a União Europeia também criou o Centro Europeu de Luta contra o Terrorismo, a fim de reforçar o apoio aos Estados-Membros na luta contra o terrorismo e a radicalização.

Schengen em números

Desde a sua criação, o Sistema de Informação de Schengen permitiu a detenção de 25 000 pessoas, recusou a entrada na fronteira a 79 000 e encontrou 12 000 pessoas desaparecidas. Numa base diária, facilita a deteção de ameaças terroristas.

 

Todos os dias, 3,5 milhões de pessoas atravessam as fronteiras internas do Espaço Schengen.

Schengen traz prosperidade: o comércio intraeuropeu atingiu mais de 5 mil milhões de euros em 2014!

 

 

Informação detalhada

Data de publicação
11 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal