Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia9 de fevereiro de 2023Representação em Portugal2 min de leitura

Sismos na Turquia e na Síria: UE mobiliza mais auxílio de emergência e comissário visita Turquia

proteção civil

Na sequência dos múltiplos sismos na Turquia e na Síria ocorridos esta semana, a União Europeia vai prestar apoio de emergência adicional a ambos os países através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, bem como ajuda humanitária de emergência no valor de 6,5 milhões de euros. Trata-se de uma das maiores operações de busca e salvamento de sempre levada a cabo pela UE através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
O comissário Janez Lenarčič chegou hoje a Gaziantep no seu papel de coordenador de crises para efeitos da resposta da UE e vai reunir com o vice-presidente responsável pela gestão de catástrofes e emergências da Turquia e com os parceiros humanitários transfronteiriços do Noroeste da Síria. Juntamente com a Equipa de Proteção Civil da UE e o Serviço de Ajuda Humanitária da UE em Gaziantep, visitará o local da catástrofe e as operações de salvamento em curso.


Apoio da UE à Síria: Após a ativação, ocorrida ontem, do Mecanismo de Proteção Civil da UE para a Síria, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE está em estreita coordenação com os Estados-Membros da UE e os Estados participantes no Mecanismo, a fim de canalizar ajuda de emergência para o povo sírio o mais rapidamente possível. A Itália e a Roménia já fizeram as primeiras ofertas, nomeadamente tendas, sacos-cama, colchões, camas, alimentos e vestuário de inverno. Hoje, 9 de fevereiro, o Programa Alimentar Mundial solicitou assistência ao Mecanismo de Proteção Civil da UE a fim de poder apoiar as pessoas afetadas na Síria, o que permitirá canalizar mais ajuda da UE. A UE já disponibilizou ao país 3,5 milhões de euros de financiamento de emergência para ajudar os parceiros humanitários a fazer face a necessidades urgentes, nomeadamente para a aquisição de abrigos e produtos não alimentares, água e saneamento, saúde e operações de busca e salvamento. A UE e os seus Estados-Membros são, em conjunto, os maiores doadores de ajuda humanitária à Síria, tendo disponibilizado mais de 27 mil milhões de euros desde 2011.


Apoio da UE à Turquia: O apoio mais recente inclui a mobilização das reservas estratégicas rescEU para fornecer 500 unidades de alojamento temporário, 2 000 tendas e 10 500 camas à Turquia a partir das reservas de emergência da UE situadas na Suécia e na Roménia. As tendas constituem uma ajuda rápida, acolhendo quatro pessoas cada, enquanto as unidades de alojamento temporário prefabricadas podem acolher até cinco pessoas cada uma e são concebidas para oferecer abrigo de emergência a pessoas que perderam as suas casas no terramoto por um período mais longo. O valor financeiro da assistência rescEU eleva-se a cerca de 5 milhões de euros. Esta ajuda vem juntar-se ao auxílio prestado por 21 Estados-Membros da UE, incluindo Portugal, assim como pela Albânia, o Montenegro e a Sérvia, que disponibilizaram 38 equipas médicas e de salvamento através do Mecanismo de Proteção Civil da UE. Mais de 1 650 socorristas e 104 cães de busca foram destacados para as zonas mais afetadas na Turquia. Até à data, 36 pessoas foram resgatadas pelas equipas de busca e salvamento destacadas através do Mecanismo. Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
9 de fevereiro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal