Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
Notícia8 de fevereiro de 2022Representação em Portugal

Soberania digital: Comissão propõe Regulamento Circuitos Integrados para fazer face a crises de escassez de semicondutores e reforçar a liderança tecnológica da Europa

A Comissão propõe hoje um conjunto abrangente de medidas para assegurar a segurança do abastecimento, a resiliência e a liderança tecnológica da UE no domínio das tecnologias e aplicações de semicondutores.

semicondutores

Regulamento Circuitos Integrados europeu reforçará a competitividade e a resiliência da Europa e ajudará a concretizar a dupla transição digital e ecológica.

A recente escassez de semicondutores a nível mundial tornou mais evidente a extrema dependência mundial da cadeia de valor dos semicondutores em relação a um número muito limitado de intervenientes num contexto geopolítico complexo. Mas também ilustra a importância dos semicondutores para toda a indústria e sociedade europeias.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «O Regulamento Circuitos Integrados pode constituir um fator de mudança para a nossa competitividade mundial. A curto prazo, aumentará a nossa resiliência a futuras crises, permitindo-nos antecipar e evitar perturbações na cadeia de abastecimento. A médio prazo, ajudará a tornar a Europa um líder industrial neste mercado estratégico. Com o Regulamento Circuitos Integrados, estamos a pôr em prática os investimentos e a estratégia. Mas a chave para o nosso sucesso reside nos inovadores da Europa, os nossos investigadores de craveira mundial, as pessoas que fizeram prosperar o nosso continente ao longo das décadas.»

Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas, na página de informação e na ficha informativa.

Informação detalhada

Data de publicação
8 de fevereiro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal