Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de agosto de 2019Representação em Portugal38 min de leitura

Summer CEmp 2019 arranca em Monsaraz daqui a uma semana

A terceira edição do Summer CEmp arranca dia 27 de agosto em Monsaraz. Os Comissários europeus Carlos Moedas e Julian King, os ministros Mário Centeno e Tiago Brandão Rodrigues, as Secretárias de Estado Ana Paula Zacarias e Maria do Céu Albuquerque...

SummerCEmp 2019

1. O Summer CEmp

O Summer CEmp é a escola de verão de assuntos europeus que junta os protagonistas de Portugal na Europa com os jovens portugueses. É um formato intensivo e interativo de aprendizagem como debates, exercícios práticos e conversas para entender melhor o projeto Europeu. Nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia. São mais de 70 protagonistas da sociedade portuguesa com 40 jovens universitários para discutir o futuro da Europa. Em quatro dias, este grupo diverso de jovens dinâmicos vai dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia. É uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e organizado com o apoio da Câmara Municipal de Monsaraz.

Quando? A 3ª edição do Summer CEmp acontece de 27 a 30 de agosto de 2019.

Onde? Em Monsaraz, distrito de Évora. Num cenário rural e inspirador, o debate faz-se na interação com a população local e com o património cultural e natural.

Para quem? Para 40 jovens estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País. A maioria tem formação na área das relações internacionais, ciência política, comunicação e jornalismo, mas há vários participantes com formação em economia, engenharias e medicina. É um grupo heterogéneo mas em comum estes jovens têm uma grande motivação para discutir a Europa. Muitos têm uma participação ativa nas suas comunidades, quer por via partidária ou de associativismo. A participação dos jovens é gratuita e a seleção foi feita por concurso, com base no seu perfil e motivação.

Agenda: Conversas inesperadas com cerca de oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, artistas - compõem o eixo central do programa. Misturadas com uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da vila.

2. Brochura e programa

3. Jornalistas

  • Oportunidades de cobertura:
    • A sessões em on-the-record são abertas aos jornalistas, podendo ser gravadas e emitidas. As sessões off-the-record são abertas a jornalistas mas não podem ser gravadas nem emitidas.
    • A Comissão Europeia em Portugal pode facilitar o acesso a oradores e participantes para efeitos de entrevistas no local.
    • Os meios podem propor a realização de reportagens especiais ou de formatos especiais durante o evento.
  • As sessões do Summer CEmp decorrem em espaços pouco usuais de elevado impacto cénico, mas com grandes limitações técnicas. São usados os seguintes espaços dentro das muralhas de Monsaraz:
    • Primeiras sessões da manhã: no castelo e no jardim da Casa da Universidade;
    • Sessões entre as 11h00 e as 17h00: Igreja de Santiago;
    • Sessões de final de dia: Castelo de Monsaraz;
    • Podem ainda decorrer algumas sessões fora do espaço muralhado, em particular nas margens da albufeira do Alqueva e no Observatório do Lago Alqueva.
  • A Comissão Europeia dispõe de transporte diário (limitado à capacidade existente) entre Lisboa e Monsaraz para jornalistas interessados em cobrir o evento.

4. Quem vai estar em Monsaraz:

Amílcar Correia, moderador:

  • Diretor-adjunto, responsável pelo online do Público. Foi estagiário, jornalista, editor de várias seções, subdiretor em várias direções e diretor do P3. De outubro de 2016 a agosto de 2018 foi editor-executivo e responsável pela redação do Público no Porto.

Ana Abrunhosa, oradora:

  • Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Foi Vogal Executiva da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro; Vice-Presidente da CCDRC; Investigadora do CES - Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC); Professora Auxiliar na FEUC e Auditora na Ernst & Young. Em 2007, concluiu o doutoramento em Economia na FEUC.

Ana Isabel Xavier, oradora:

  • Professora Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa, convidada do Mestrado em Estudos Internacionais e Doutoramento em Ciência Política do ISCTE-IUL e formadora do Colégio Europeu de Segurança e Defesa. Investigadora Integrada do Observare e associada do Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL) e do CISDI-UM – Centro de Investigação em segurança e defesa do Instituto Universitário Militar. É doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (especialização em Estudos Europeus) (2011) e Mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social (2006). Foi Formadora da rede da Comissão Europeia Team Europa (2007 a 2016). De 2015 a 2017, foi Subdiretora-Geral de Política de Defesa Nacional, tendo sido agraciada pelo Governo de Espanha com a Cruz del Mérito Aeronáutico con Distintibo Blanco (Agosto 2016) e com a medalha de Defesa Nacional de Primeira Classe (Dezembro 2017).

Ana Paula Amendoeira, oradora:

  • Diretora Regional da Cultura do Alentejo e assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos departamentos de Arqueologia e História da Arte. Doutoranda na Universidade de Paris 4 Sorbonne no Instituto de Geografia, na área de investigação sobre património mundial e Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora. Diplomada em Administração de Projetos Culturais pela Fundação Marcel Hicter, Conselho da Europa, em 2001. Foi Chefe da Divisão de Ação Cultural, Educação e Ação Social do Município de Reguengos de Monsaraz entre 1998 e 2008.

Ana Paula Zacarias, oradora:

  • Nasceu em Lisboa a 5 de janeiro de 1959. Licenciou-se em Antropologia Cultural pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), sendo posteriormente assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. É diplomata do Ministério dos Negócios Estrangeiros desde 1983, com uma longa carreira em Portugal e no exterior. Antes de assumir o atual cargo de Secretária de Estado, desempenhou funções no Serviço Europeu de Ação Externa como Embaixadora da União Europeia para a Colômbia e Equador desde 2015 e anteriormente, Embaixadora da UE para o Brasil, desde 2011. Em Portugal, foi Vice-presidente do Instituto Camões, Consultora para as Relações Internacionais na Presidência da República, Diretora dos Serviços de Informação e Imprensa do MNE, Representante do MNE no Pavilhão de Portugal e das Comunidades Portuguesas durante a Expo 98, Secretária de Embaixada nos Serviços do Protocolo do Estado e na Direção de Serviços da Europa. No estrangeiro, foi Representante Adjunto na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, Embaixadora de Portugal na Estónia, Representante Permanente Adjunto na Delegação de Portugal junto da UNESCO em Paris, Representante de Portugal junto da União Latina, Cônsul de Portugal em Curitiba e Secretária de Embaixada na Embaixada de Portugal em Washington.

Ângela Marques, oradora

  • Jornalista e pivot na CMTV. Foi jornalista na Rádio Pax Beja; licenciatura na Universidade do Algarve em Ciências da Comunicação. É alentejana.

António Cuco, orador:

  • 40 anos, master distiller. Licenciado em Turismo e Desenvolvimentos pela Universidade de Évora. Criador e destilador do Sharish Gin.

António Cunha, orador:

  • Nasceu em Braga em 1961, é casado e pai de 2 filhos. Licenciou-se em Engenharia de Produção, na Universidade do Minho (UMinho) em 1984, e doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros (1991). Professor Catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros, desde 2003, Investigador do IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos. Autor ou coautor de 2 livros, 120 artigos em revistas científicas internacionais (ISI) e 4 patentes. Reitor da Universidade do Minho entre 2009 e 2017. Membro dos boards do Programa MIT-Portugal, da Parceria Bosch-UMinho, do INL (International Iberian Nanotechnology Institute), do MACC (Minho Advanced Computing Centre) e do High Level Scientific Committee of the Atlantic International Satellite Launch Programme. Foi agraciado com a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tenologia e Ensino Superior (2017), com a Medalha de Ouro da Cidade de Braga (2018) e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (2018).

Beatriz Silva, oradora:

  • 19 anos, estuda Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Neste evento, representará a Ocean Hope, um projeto que lhe deu um grande propósito de vida. Foi em pequenina que surgiu o grande carinho pela natureza e pelos animais, e há até quem diga que foi um acaso muito bonito ter nascido no Dia Mundial do Ambiente. É feliz a fazer o que faz.

Bernardo Gonçalves, orador:

  • Fundou a MyPolis, uma startup que quer mudar a forma como os jovens participam na vida das suas cidades. A sua missão é mostrar que a cidadania pode ser simples e divertida. Anteriormente trabalhou como consultor na Deloitte Digital. É licenciado e mestre em Economia pela Nova School of Business and Economics, onde foi presidente da Associação de Estudantes.

Bernardo Ivo Cruz, orador e mentor:

  • Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Bristol como bolseiro Chevening do Governo Britânico, é Administrador Executivo da SOFID – Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento – onde se ocupa da relação entre o setor privado e os objetivos do desenvolvimento sustentável. É também editor da The London BREXIT Monthly Digest e membro da Direcção do Clube de Lisboa. Foi Subsecretário de Estado Adjunto do Ministro dos Negócios Estrangeiros - responsável pela área dos Direitos Humanos e Democratização -, Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e dirigiu os Centros de Negócios da AICEP na América do Sul e no Reino Unido e Irlanda. Fundou e foi Global Managing Partner do True Bridge Consultancy Group com sede em Londres, coordenou a Missão de Apoio à Reconciliação Nacional em Timor Leste do Clube de Madrid e foi Secretário-Geral do Conselho Português do Movimento Europeu. Viveu e trabalhou no Brasil, Portugal, Reino Unido e Timor-Leste.

Cândida Pinto, moderadora:

  • Jornalista de rádio e televisão, é diretora-adjunta de informação da RTP. Estudou Comunicação Social no Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Começou na rádio, primeiro na Antena 1 e depois na TSF. Fez parte do grupo fundador da SIC. A 17 de Setembro de 2001, passou a dirigir a SIC Notícias e, posteriormente, foi diretora-adjunta do Expresso. Fez parte do grupo fundador da SIC onde coordenou o programa Grande Reportagem.

Carlos Moedas, orador:

  • Licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico de Lisboa) com um MBA (Harvard Business School) atualmente é o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação. Anteriormente foi Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro de Portugal (2011-2014), Deputado à Assembleia da República (2011), Conselheiro económico principal do PSD (2010-2011).

Chiara Manfletti, oradora

  • Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space). Tem dupla nacionalidade italiana e alemã, é graduada em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres (2001), tem o mestrado em “estudos espaciais” pela “International Space University” (ISU) de Estrasburgo (2002), e é doutorada pela Universidade alemã de Aachen (2009). Trabalhou na empresa francesa SNECMA, na agência espacial alemã, DLR, tendo posteriormente ingressado na Agência Espacial Europeia (ESA) em 2016, onde tem sido nos últimos anos assessora do Diretor Geral na sede da agência em Paris.

Clara Não, oradora:

  • Nasceu nos anos 90 e foi criada com muito amor e Britney. É ilustradora e vive atualmente no Bonfim, Porto. Licenciada em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes do Porto, o seu percurso passou pela Willem de Kooning Academie, em Roterdão, Holanda, onde fez Erasmus. Durante esse período, focou os seus estudos em Ilustração e Escrita Criativa. Mais tarde, tornou-se mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, onde estudou a relação fabular entre Desenho e Escrita. Em junho deste ano, lançou o seu primeiro livro, já na segunda edição, editado pela Ideias de Ler, intitulado “Miga, esquece lá isso! — como transformar problemas em risadas de amor-próprio”. Destaca-se pela irreverência e ironia nas ilustrações, onde reivindica a igualdade, trata tabus da sociedade, explora experiências pessoais, e desenvolve a escrita ambidestra. Está representada em diversas galerias, como a Ó! Galeria, Senhora Presidenta, Circus, Malapata, Apaixonarte e Área 55. Além disso, trabalha como freelancer para diversas empresas, e às vezes esquece-se de fazer xixi.

Cláudia Araújo, mentora:

  • Assessora de Comunicação na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Começou a sua carreira profissional como jornalista e foi docente de Deontologia e Direito da Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra. Licenciada em Jornalismo, Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Possui ainda duas pós-graduações em Jornalismo Jurídico e Direito da Comunicação Social. Autora do livro “Os crimes dos jornalistas”.

Cristina Peres, moderadora:

  • Nasceu em Lisboa. Formada em Filosofia, é jornalista desde 1987, no semanário Expresso desde 1992. Foi redatora de Cultura e fez crítica de dança até 2005. Desde então, é redatora de Política Internacional. Considera-se privilegiada por ter uma profissão que lhe permite fazer as perguntas que acha que devem ser feitas.

Daniel Oliveira, orador:

  • Começou a sua atividade de jornalista n ‘"O Século" e no "Diário de Lisboa", no início dos anos 90. Trabalhou ainda no “Já”, “Vida Mundial” e “Diário Económico”. Participou, como jornalista, autor ou editor, em vários programas da RTP. Venceu o prémio revelação Gazeta, do Clube de Jornalistas, em 1998. Passou pela publicidade. Na política, fundou a Plataforma de Esquerda e o Bloco de Esquerda, militou na Juventude Comunista Portuguesa e foi dirigente do BE. Abandonou a vida partidária em 2013 e a vida política em 2015. É colunista no Expresso, nas suas edições semanal e diária, tem uma crónica semanal na TSF e participa nos programas Eixo do Mal (SIC Notícias) e Sem Moderação (Canal Q). Tem um podcast com entrevistas semanais, o “Perguntar Não Ofende”.

Diogo Queiroz de Andrade, moderador:

  • É docente convidado da Universidade Nova em Inovação e Estratégia nas Indústrias Criativas. É jornalista e colunista no Eco, tendo sido diretor criativo do Observador e diretor-adjunto do Público. É representante português da Online News Association, a maior associação a nível mundial de jornalismo digital. Anteriormente foi também produtor e realizador de televisão e editor de vários jornais nomeadamente nas áreas de Ciência, Média e Relações Internacionais.

Duarte Marques, orador:

  • Deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de Santarém. Membro da Comissão de Assuntos Europeus – entre outras. Licenciado em Relações Internacionais. Vice-presidente da HELPO - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Fundador e Cooperante da Cooperativa "Coopérnico". Foi Chefe de Gabinete e Assessor de Imprensa do Gabinete do PSD no Parlamento Europeu (Bruxelas e Estrasburgo) e Presidente da Juventude Social Democrata.

Elvira Fortunato, oradora:

  • Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa e Diretora do Laboratório Associado i3N (Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação). Desde 2016, integra o grupo de Consultores Científicos da Comissão Europeia. É membro eleito da Academia de Engenharia (2008), da Academia Europeia de Ciências (2016), da Academia de Ciências de Lisboa (2017) e, desde o ano passado, da Academia Europaea. Pertence ao Conselho de Curadores da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (2014). Em 2008 e 2018, recebeu do Conselho Europeu de Investigação duas bolsas Advanced Grants na área da electrónica à base de óxidos visando a eletrónica transparente e a construção de dispositivos inteligentes usando tecnologias digitais, respetivamente. Recebeu a Medalha Czochralski (Ciência dos Materiais) atribuída pela Academia Polaca de Ciências em 2017 e a Medalha Blaise Pascal conferida pela Academia Europeia de Ciências em 2016. Foi distinguida com vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o título de Doutor Honoris Causa, em 2009, pela Universidade de Galati, e foi distinguida com a ordem de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o Navegador, atribuída pelo Presidente da República de Portugal em 2010.

Eunice Lourenço: moderadora

  • Chefe de redação e editora política na Rádio Renascença. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Frutuoso de Melo, orador:

  • É Chefe da Casa Civil do Presidente da República e antigo Diretor-Geral da Cooperação para o Desenvolvimento da Comissão Europeia. Foi chefe de gabinete de Marcelo Rebelo de Sousa entre 1981 e 1983, então secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministro e ministro dos Assuntos Parlamentares. Teve também vários cargos na Comissão Europeia entre 2006 e 2013, entre eles foi Chefe Adjunto do gabinete do então Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso (2009).

Filipe Almeida, orador:

  • Nasceu em 1974, em Coimbra (Portugal), e é atualmente Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade que assegura a coordenação e a gestão da iniciativa pública Portugal Inovação Social, criada com o objetivo de promover a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. Trata-se de um programa pioneiro na Europa e no mundo que mobiliza, para o cumprimento da sua missão, cerca de 150 milhões de euros de fundos da União Europeia. É também docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) desde 1996 e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES/FEUC) e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC). Foi subdiretor da FEUC, coordenador de mestrado e de relações internacionais, e membro eleito do seu Conselho Científico. Tem doutoramento em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil) e doutoramento em Gestão de Empresas pela FEUC. É também mestre em Ciências Empresariais pela FEUC, tendo frequentado o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). É autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano, entre os quais se destacam os livros “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), “A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses” (IUC, 2015), “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto Editora, 2002) e “Introdução à Gestão de Organizações” (Escolar Editora, 2016).

Filipe Caetano, moderador e mentor:

  • Editor Internacional da TVI. Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e doutorado em Ciência Política pelo ISCTE-IUL. Jornalista com experiência em imprensa escrita, rádio, online e televisão. Especializado em assuntos de política internacional.

Francisca Seabra, mentora:

  • 42 anos, é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Abandonou o jornalismo em 2013 para se dedicar à consultoria de comunicação, primeiro como assessora de imprensa no Ministério dos Negócios Estrangeiros, depois como consultora na FxT Consulting. Desde 2017, lidera a equipa de Public Affairs da Hill+Knowlton Strategies Portugal, onde trabalha temáticas ligadas a área financeira, ao retalho, à economia digital e à União Europeia (o chamado Plano Juncker ou a iniciativa YourEUright). É casada e tem três filhas.

Francisco Guerreiro, orador:

  • Francisco Guerreiro nasceu no Alentejo, em Santiago do Cacém, a 12 de setembro de 1984. Estudou em Coimbra onde se licenciou em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação. É militante do PAN desde 2012, membro da Comissão Política Nacional desde 2013 e coordenador da Secretaria de Comunicação desde 2014. Atualmente é assessor parlamentar do PAN, acompanhando a Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Nas Europeias 2014 foi terceiro na lista de candidatura do PAN. No que toca a Eleições Legislativas, é segundo na lista pelo círculo de Lisboa, distrito que elegeu o deputado André Silva. Foi candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra nas Autárquicas 2014 e à Câmara Municipal de Cascais nas Autárquicas 2017, que obteve 4.56% dos votos e a eleição de duas deputadas municipais. Atualmente reside em Cascais. É casado e tem duas filhas. Da família fazem também parte dois gatos adotados e uma coelha. Vê nas viagens e na leitura duas formas de aprendizagens enriquecedoras. Aprecia atividades ao ar livre e sempre que pode envolve-se e incentiva à participação em ações de recolha e limpeza de lixo em florestas e praias nacionais. Nas eleições Europeias de 26 de maio de 2019 foi eleito como membro do parlamento Europeu.

Grupo de cante Alentejano de Monsaraz, oradores:

  • Monsaraz, terra de excelentes vozes, teve o seu primeiro grupo coral, dedicado à divulgação do cante alentejano, em princípios de 1975. Em 2003, renasce novamente o “Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz”, composto maioritariamente por pessoal nascido e residente na nossa freguesia, e com profissões nas mais variadas áreas, desde a pastorícia à indústria da restauração e hotelaria. O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, escolheu para seu traje um fato domingueiro em uso nesta região nos fins do século XIX princípio do século XX.

Henrique Burnay, orador e mentor:

  • É sócio-gerente da Eupportunity, a primeira empresa portuguesa de consultoria em assuntos europeus, com um escritório em Bruxelas, e professor convidado na Universidade Católica Portuguesa, onde lecciona Políticas Públicas Europeias, no Instituto de Estudos Políticos, e da Escola de Negócios do Porto, Universidade do Porto, onde lecciona Lobby. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com uma tese sobre o Processo de Barcelona. Anteriormente foi jornalista, entre outros, no jornal O Independente e na revista Grande Reportagem, assessor político na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e assessor de imprensa da ministra da Justiça. Tem um bar, no Guincho, e um restaurante em Cascais.

Hugo Ferreira, orador:

  • Conhecido como o rapaz dos flamingos, estudou Biologia e Geologia e é mestre em Ecologia pela UMinho. Devido ao seu trabalho como voluntario europeu no centro de conservação de zonas húmidas Tour du Valat (França), conquistou vários prêmios. Devido a estes, foi convidado a participar no “Evento Europeu da Juventude” em Estrasburgo (2018), “Semana Europeia da Juventude” Bruxelas (2019) e no Diálogo dos jovens cidadãos” em Sibiu. Foi ainda convidado pelos gestores do programa do Corpo Europeu da Solidariedade da Comissão Europeia a ajudar a criar e a desenvolver a nova European Solidarity Network.

Hugo Messias, orador:

  • É um ALMA Fellow em Santiago do Chile desde setembro 2016. É de Lisboa, onde obteve o seu Doutoramento em 2011 na Universidade de Lisboa, seguido de pós-doutoramentos na Universidade de Concepción (Chile) e no Instituto de Astrofísica e Ciências Espaciais (Portugal). Os seus interesses científicos passam por estudar os ambientes obscurecidos em galáxias, sejam regiões de formação estelar ou buracos-negros super-massivos, e investigar o seu papel na evolução de galáxias.

Joana Barrios, oradora:

  • Divide-se entre o teatro, a televisão, a internet e cozinhas. É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop, e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona. Começou a trabalhar com a sua companhia fetiche, o Teatro Praga, em 2008. Foi a porteira de discoteca mais simpática de sempre, no Lux/Frágil. Escreve. Imenso. E é muito por causa de escrever imenso e partilhar as suas opiniões sobre Moda em TRASHÉDIA.com que começou, há já uma década, a construir uma carreira dentro do setor. É autora e apresentadora de Armário, a série de documentários sobre Moda emitida na RTP2. É ainda coautora e coapresentadora de Super Swing, no Canal Q, ao lado de André Teodósio. Em paralelo à sua carreira como autora e atriz, publicou, em 2017, NHOM NHOM, um livro de receitas para crianças. Porque crescer dentro de um restaurante deixa ótimas mazelas para a vida.

Joana Pinto Balsemão, oradora:

  • Vereador da Câmara Municipal de Cascais. Foi conselheira técnica na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, responsável pela negociação de propostas legislativas relacionadas com política ambiental, climática e energética. A experiência anterior inclui: Assessora no Ministério do Ambiente, com o pelouro dos dossiês internacionais; Coordenadora do programa Agenda 21 na Câmara Municipal de Cascais; Investigadora pelo Instituto Superior Técnico, na área da educação para as alterações climáticas; Técnica de energia no Conselho Distrital Vale of White no Reino Unido, responsável pelo programa de sensibilização e pela implementação da Estratégia de pobreza energética. Assessora na Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento. Concluiu o Mestrado em “Environmental Change and Management” na Universidade de Oxford. Tem 43 anos e é mãe de três filhos.

João Vale de Almeida, orador:

  • Nasceu em 1957, e é, desde 2015, o Embaixador da União Europeia junto à ONU, em Nova Iorque. Foi recrutado pela Comissão Europeia em 1982, e trabalhou com os Presidentes Jacques Delors, Jacques Santer, Romano Prodi e José Manuel Barroso. Deste último, foi Chefe de Gabinete e principal conselheiro, entre 2004 e 2009. Depois de desempenhar funções de Diretor Geral das Relações Externas na Comissão Europeia, foi o primeiro Embaixador da UE nos EUA, entre 2010 e 2014.

Jorge Félix Cardoso, orador:

  • Participante no SummerCEmp18'. Estudante de medicina e de filosofia política e investigador no CINTESIS. Apaixonado por assuntos europeus com colaborações pontuais na imprensa.

José Calixto, orador:

  • José Calixto, nascido em Reguengos de Monsaraz, é presidente desta Câmara Municipal desde outubro de 2009, exercendo ainda as funções de presidente da RECEVIN, Rede Europeia de Cidades do Vinho integrada por mais de 600 cidades; presidente do Conselho de Administração da ADRAL, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, entre outros. É membro efetivo do Conselho Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos em representação de Portugal e, no comité das regiões, em Bruxelas, assume a liderança política do projeto RegHub - Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation, que envolve 20 regiões europeias, no período 2019-2020. Exerceu a sua profissão de economista e administrador em várias empresas do sector automóvel e serviços financeiros. Publicou um livro sobre integração do sistema bancário português na comunidade europeia e um segundo com a compilação de uma década de artigos na imprensa local.

José Pepo, orador:

  • Licenciado em Medicina, em Finanças e em Ciências Sociais. Exerceu Medicina Geral e Familiar nos concelhos de Reguengos de Monsaraz e de Mourão. Dedica-se à Música, à Literatura e às Artes Plásticas. É autor de Peças Musicais, Contos, Teatro, Literatura de Viagens, Biografias e Romances. Desenhou centenas de Figuras Sociais Notáveis.

Julian King, orador:

  • Comissário Europeu para a União da Segurança desde 2016. Juntou-se ao Foreign & Commonwealth Office em 1985, com responsabilidade pela América Latina. Entre 1998 e 2003, foi Representante do Reino Unido em Bruxelas para as negociações do alargamento da União. Em 2004, depois de um período no Conselho de Segurança da ONU, voltou a ser Representante do Reino Unido em Bruxelas, desta vez no Comité da UE para a Política e Segurança. Mais recentemente, desempenhou os cargos de Chefe de Gabinete da Comissão Europeia para o Comissário do Comércio (2008), Embaixador do Reino Unido na Irlanda e em França.

Katarina Areskoug Mascarenhas, oradora:

  • Chefe de Representação da Comissão Europeia na Suécia desde 2015. Começou a trabalhar na Comissão Europeia em Bruxelas, em 1996, onde foi responsável pela Letónia e coordenou os relatórios de avaliação dos países candidatos (1996-1999). Ganhou experiência em assuntos europeus durante o período em que foi Secretária de Estado do Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt, onde foi responsável pelos Assuntos Estrangeiros e Europeus (2010-2014), e como group manager no departamento de Assuntos Europeus do Ministério de Negócios Estrangeiros. Lidou, igualmente, com a pasta de Assuntos Europeus na Representação Permanente da Suécia junto da União Europeia, em Bruxelas. Cresceu em Skåne, possui um mestrado em Gestão Internacional pela American Graduate School of International Management em Phoenix, Arizona, e uma licenciatura em Relações Económicas Internacionais pela Universidade de Lund.

Kátia Guerreiro, oradora:

  • Fadista e Médica Oftalmologista. Ganhou o Prémio de "Melhor Intérprete" nos Prémios Amália 2010 da Fundação Amália Rodrigues. É Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique. Já deu concertos por todo o mundo, em locais como Japão, Marrocos, Turquia, França, Holanda, Nova Caledónia, Suécia, Brasil, Bulgária, Macau, Rússia ou Espanha.

Lídia Pereira, oradora:

  • Economista, licenciada pela Universidade de Coimbra e mestre pelo Colégio da Europa. Trabalhou como consultora no setor financeiro. Preside à maior organização política europeia de juventude, o YEPP e foi eleita deputada ao Parlamento Europeu, pelo PSD. É vice-coordenadora do Grupo Parlamentar do PPE, para a comissão dos Assuntos Económicos e Monetários e membro da comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar.

Marco Teles, orador:

  • Licenciatura em Geografia pela Universidade do Porto. Mestrado em Gestão e Ordenamento do Território pela Universidade Nova de Lisboa. Em 1996, iniciou a sua atividade profissional como docente de Geografia. Em 2009, iniciou funções na Direção na Associação Insular de Geografia, sendo atualmente Vice-presidente e tesoureiro da instituição. Desde 2013, exerce o cargo de Coordenador do Centro Europe Direct Madeira.

Maria do Céu Albuquerque, oradora:

  • Nasceu em 1970, em Abrantes. É Licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Foi Presidente da Câmara Municipal de Abrantes durante 9 anos e desde 2013 presidiu ao Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo. Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional desde 18 de fevereiro de 2019. Foi membro do Conselho Económico e Social e do Conselho das Comunidades e Regiões da Europa na Comissão Permanente para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local. É membro do Comité de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, e da Comissão Executiva da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal, presidindo também à direção da TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia. Recebeu as distinções «Autarquia +Familiarmente Responsável», «Prémio Municipal Viver em Igualdade», prémio «The Tesla Sustainable Leadership Award» categoria Liderança, «Prémio Women of the Decad in Public Life», Galardão da All Ladies League.

Mário Centeno, orador:

  • Nasceu em Olhão, em 1966. É Ministro das Finanças do XXI Governo Constitucional e deputado à Assembleia da República. Preside o Eurogrupo desde 2017, assim como o Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade. É doutorado em Economia na Harvard University, Mestre em Economia na Harvard University, E.U.A, Mestre em Matemática Aplicada no ISEG-UTL e licenciado em Economia pelo ISEG-UTL.

Marisa Matias, oradora:

  • Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Marisa Matias é Eurodeputada, eleita pelo Bloco de Esquerda, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (desde 2004) e candidata à Presidência da República em 2016.

Marta Dionísio, oradora:

  • 22 anos, pertence à comunidade Cristã da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Mórmons. É membro do grupo MEET IR, destinado a promover diálogo inter-religioso e intercultural. Após terminar o ensino secundário, aventurou-se no serviço voluntário de um ano e meio no Japão onde teve a oportunidade de ensinar sobre o Cristianismo e participar em projetos de ensino grátis de inglês, português e japonês. Atualmente trabalha e é voluntária no Templo de Lisboa.

Mizette Nielsen, oradora:

  • Holandesa, chega a Portugal em 1962. Foi diretora de agências de modelos, viveu no Brasil onde se começou a dedicar aos têxteis. Regressa a Portugal e funda uma cooperativa têxtil. A pedido do então Secretário de Estado da Cultura, David Mourão Ferreira, investiga o que se passa na Beira no âmbito de um programa para a reintegração de tecelões. Começa, desta forma, a sua paixão pelo tear de lançadeira. Em 1979, compra a Fábrica Alentejana de Lanifícios em Reguengos de Monsaraz que passou a ser a sua casa, sendo hoje a “guardiã da manta alentejana”.

Mónica Ferro, oradora:

  • Diretora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra desde abril de 2017, dedicou os últimos 20 anos à promoção da igualdade, do desenvolvimento e dos direitos humanos. Antes de ingressar no UNFPA, tinha uma carreira de vinte anos no serviço público em Portugal, em que atuou como membro do Parlamento, como Secretária de Estado da Defesa Nacional, como conferencista universitária e ativista. Fez parte da bancada do PSD no Parlamento e foi Vice-Presidente do Grupo Parlamentar; coordenou o Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento. Auditora de Gestão da Defesa Nacional e Crise Civil, é também professora da Universidade de Lisboa e professora convidada no Instituto Nacional de Defesa e na Universidade de Estudos Militares. Além disso, é investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género da Universidade de Lisboa, colunista de vários jornais e revistas nacionais, autora de mais de uma centena de artigos, entradas em enciclopédias e capítulos de livros sobre as Nações Unidas, Cooperação para o Desenvolvimento, Direitos Humanos, Reforma do Setor de Segurança e Igualdade de Género.

Nuno Castilho de Matos, orador:

  • Chefe de redação das rádios da Media Capital (Comercial, M80, Smooth FM e Cidade FM). Formador no Cenjor e docente de Jornalismo radiofónico na Pós-Graduação de Jornalismo do ISCTE/Media Capital. Pós-Graduado em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática pelo ISLA. Licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Nuno Tiago Pinto, moderador:

  • Foi jornalista na SIC Notícias (2002-2003), jornalista e editor das secções de Sociedade e Internacional de “O Independente” (2002-2005). É atualmente chefe de redação da Sábado.

Patrícia Gaspar, oradora:

  • Licenciada em Relações Internacionais em 1995 pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, serviu na Marinha portuguesa entre 1996 e 2000, com atuação específica na área do Protocolo e da análise de informações estratégicas, tendo posteriormente, em julho de 2000, ingressado nos quadros do ex-Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC), actual Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde se mantém até hoje.

Paulo Barriga, orador:

  • Jornalista. Iniciou a carreira em 1984, no movimento das “rádios livres”. Integrou as redações e colaborou com vários jornais e revistas, nomeadamente O Independente, Grande Reportagem, Correio da Manhã, Visão e Diário do Alentejo, de que foi diretor. Detém o título de Professor Especialista em Jornalismo pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Integra a equipa do projeto piloto de Literacia para os Media e o Jornalismo. É bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em investigação jornalística.

Paulo Farinha, moderador:

  • Chefe de Redação da DNLife, DN Ócio e DN 1864 e cronista no DN, Global Media Group. Foi Editor-executivo da Notícias Magazine, Volta ao Mundo e National Geographic. Licenciado em Ciências da Comunicação, com uma pós-graduação em Jornalismo Internacional.

Paulo Sande, orador:

  • Paulo Sande é atualmente Consultor Político da Presidência da República. Anteriormente foi diretor do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, Membro do Conselho Coordenador (Direção) da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, desde 2006) -, coordenador do grupo de trabalho para a reforma do sistema político e do grupo de trabalho para a União Europeia. Rege também, desde 2002, a Cadeira de Construção Europeia do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa.

Pedro Benevides, moderador:

  • Jornalista, 42 anos, licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. A profissão de jornalista começou com uma experiência europeia de ano e meio em Lyon, França, no EuroNews. Seguiram-se vários anos na RTP e uns quantos na SIC, onde foi repórter e editor de política, e agora o jornalismo digital e a rádio, no Observador - onde também é editor de política.

Pedro Calado, orador:

Pedro Calado é, desde o dia 1 de julho de 2014, o Alto-comissário para as Migrações, responsabilidade que conduz em paralelo com a função de Coordenador Nacional do “Escolhas” - programa governamental, criado em 2001, para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades de crianças e jovens em contextos vulneráveis. É licenciado em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa e é Mestre em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa, com especialização em “Exclusão, Sociedade e Território”. Foi consultor e avaliador em diversas entidades, tendo sido, igualmente, fundador e voluntário em diversas organizações do terceiro setor. Foi representante do Programa Escolhas na Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade Juvenil (EUCPN), tendo sido vencedor do Prémio Europeu Heinz Roethof atribuído em 2003, pela União Europeia, ao projeto “Tutores de Bairro”. Investigador e docente universitário convidado em diversas instituições de ensino superior, com diversos artigos académicos publicados nos domínios da inclusão social, descendentes de imigrantes/minorias étnicas e educação formal e não formal.

Pedro Mota Soares, orador:

  • Pedro Mota Soares é atualmente advogado, Presidente da Assembleia Municipal de Cascais (desde outubro 2017) e Deputado à Assembleia da República há 13 anos.

Pedro Ribeiro: moderador

  • Diretor de programação da Radio Comercial. Iniciou a sua carreira no mundo da rádio a fazer noticiários nas madrugadas do extinto CMR - Correio da Manhã Rádio em 1990. Mudou para a Rádio Comercial, em 1993, onde começou como editor de Informação das manhãs.

Rebecca Abecassis: moderadora e mentora

  • Licenciada em Ciências Políticas e Sociais (Ecole des Hautes Etudes Politiques et Sociales, Paris) com uma Pós-Graduação em Jornalismo (Sorbonne Nouvelle, Paris) e um Master of Arts (City University, Londres), é editora Freelancer de programas europeus na RTP. Anteriormente foi editora de Assuntos Europeus na SIC Notícias e criadora do único programa televisivo sobre assuntos europeus em Portugal: “Os Europeus”.

Ricardo Alexandre, moderador:

  • Jornalista desde 1990, é, desde agosto de 2018, Diretor-adjunto da TSF. Foi Editor de Política Internacional de rádio e TV na RTP desde junho de 2015. É também jornalista na RDP-RTP desde 1993 e professor universitário desde 2001.

Ricardo Borges de Castro, orador:

  • Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Oxford, é Conselheiro em “Strategic Foresight” no Centro Europeu de Estratégia Política da Comissão Europeia desde o princípio de 2017. Anteriormente trabalhou como assistente político do primeiro-ministro de Portugal (2002-2004) e dos social-democratas nos comités de Relações Exteriores, Defesa Nacional e Timor-Leste no parlamento português (1998-2002); foi conselheiro na equipa de Negócios Estrangeiros, membro do Gabinete e Assistente Pessoal do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, (2013-2014) e Porta-voz da Comissão Europeia (2011-2012).

Rita Rodrigues, oradora:

  • Rita Pinho Rodrigues é Head of Public Affairs & Media Relations na DECOPROTESTE, formada em Direito pela Universidade de Lusíada, trabalha pela defesa dos consumidores desde 1999. Com mais de 400.000 associados que a DECO tem hoje, Rita tem um trabalho desafiante e abrangente à frente de uma empresa com mais de 40 anos, lidando diariamente com campanhas, estudos, pareceres técnicos e jurídicos. Rita e a sua equipa trabalham para a melhor informação ao consumidor e reivindicam os seus direitos em Portugal e nas Associações de Consumidores Internacionais. Nos tempos livres Rita gosta de tocar guitarra e estar com a família, e amigos, tem 1 filha e 1 filho.

Roberto Pereira Grilo, orador:

  • Nasceu em 1972. É Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e Presidente da Comissão Diretiva do Alentejo 2020 desde julho de 2015. Entre abril 2009 e 2012, foi Técnico Superior na área de Economia do Gabinete de Apoio ao Investimento e à Turística da Turismo do Alentejo. Além disso, e entre outras atividades, foi Presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Moravis (2005-2007) e colaborador na área comercial, financeira e gestão de clientes do Grupo Finibanco, S.A. (2007-2009). É licenciado em Economia pela Universidade de Évora e possui um curso de especialização de mestrado em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela mesma instituição.

Saliu Djau, orador:

  • O Saliu Djau tem 24 anos, é natural da Guiné-Bissau, e pertence à Comunidade Islâmica de Lisboa. É licenciado em Relações Internacionais e pós-graduado em Crise e Ação Humanitária, ambos os cursos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É membro do grupo MEET IR, destinado a promover diálogo inter-religioso e intercultural, é membro do grupo MURAL-Mutual Understanding, Respect And Learning e colabora na organização do Festival Política. Participa em vários fóruns e iniciativas que visam promover os direitos humanos, democracia e cidadania. Colabora na promoção de atividades, através de movimentos e associações, destinadas a comunidades africanas com o objetivo de encontrar uma melhor integração e, através do diálogo, encontrar soluções para os problemas que afetam as comunidades;

Sara Epifânio, oradora:

  • Sou uma cidadã europeia nascida e criada em Lisboa que em 2018 participou no Summer CEmp, daí saindo tremendamente inspirada para ativamente contribuir para uma União Europeia mais forte, unida e coesa. Estagiei no Serviço de Imprensa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e fiz campanha pelo apelo ao voto para as EE19. Antes do último ano, aprendia formalmente sobre a UE através da licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais pela NOVA-FCSH (e, atualmente, no mestrado em Globalização e Dinâmicas Regionais na mesma instituição), mas também vivi o projeto europeu ao cruzar a Europa graças ao apoio do programa Erasmus+ que me permitiu estudar e viver em Budapeste, Hungria.

Sara Sá, moderadora:

  • É jornalista da revista Visão, encarregue dos temas de Saúde e Ciência. Andou toda a vida escolar entre dois amores: as Letras e as Ciências. Optou pelo segundo, para não deixar a Matemática. Licenciou-se em engenharia aeroespacial, no IST. Depois de muitas dúvidas e angústias, saltou para o jornalismo, através de um curso de formação em Jornalismo de Ciência e Ambiente. Está na Visão desde o ano 2000 e continua a gostar muito do que faz. É co-autora do livro Cem Mitos Sem Lógica.

Sofia Branco, oradora:

  • Jornalista na agência Lusa, onde é atualmente coordenadora de formação e estágios, é também presidente da Direção do Sindicato dos Jornalistas desde 2015. Atualmente, representa Portugal no Comité Executivo e no Conselho de Género da Federação Internacional de Jornalistas. Com mestrado em Direitos Humanos, dá aulas de Ética e Deontologia e integrou, enquanto formadora, o projeto-piloto Literacia para os Media e Jornalismo. Autora dos livros “Cicatrizes de Mulher”, sobre mutilação genital feminina, e “As mulheres e a guerra colonial”, é formadora em questões relacionadas com jornalismo e igualdade de género. Feminista e ativista por um mundo mais justo e paritário, onde a História seja feita do relato de homens e mulheres.

Sofia Colares Alves, oradora:

  • É Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Tem experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais. É advogada experiente, exerce funções na Comissão Europeia desde 2003, na área da política da concorrência.

Tarja Laitiainen, oradora:

  • Nasceu em 1956 e é Embaixadora da Finlândia em Portugal desde 2016. Começou a carreira em 1982, na missão permanente da Finlândia para as Nações Unidas. Entre 1996 e 1998, desempenhou o cargo de especialista na Comissão Europeia, em Bruxelas. Em 2002, tornou-se na primeira embaixadora no Afeganistão pós-talibã. Desde então, não mais deixou a função diplomática, tendo passado pelo Luxemburgo (2005-2009), Bulgária (2009-2012) e Autoridade da Segurança Nacional na Finlândia (2012-2016). Tem um mestrado em Ciência Política pela Universidade de Helsínquia. Por último, mas não menos importante, é mãe de duas filhas.

Telmo Baltazar, orador:

  • Licenciado em Relações internacionais (Universidade Lusíada de Lisboa), desde 2014 que é conselheiro político no Gabinete do Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. Foi também assistente do diretor geral de justiça, liberdade e segurança na Comissão europeia (2007-2010) e membro do gabinete pessoal da Vice-presidente Viviane Reding.

Teresa Coutinho, mentora:

  • Assessora de imprensa do Parlamento Europeu em Portugal desde 2006. Foi jornalista durante 14 anos, tendo começado no jornal O Primeiro de Janeiro, no Porto. Esteve 10 anos na Agência Lusa, onde passou pela redação de Lisboa e pelas delegações do Porto e de Bruxelas, onde cobria os assuntos europeus. Colaborou com a revista Visão, Rádio Renascença e o semanário Expresso. A partir de setembro de 2019, assumirá o cargo de relações públicas do Gabinete do Parlamento Europeu em Madrid.

Tiago Brandão Rodrigues, orador:

  • Ministro da Educação, doutorou-se em Bioquímica (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge e deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Informação detalhada

Data de publicação
20 de agosto de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal