Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia21 de março de 2023Representação em Portugal

Summer CEmp 2023 em Ponte da Barca: dez dias para o fecho das candidaturas

SummerCEmp / Ponte da Barca

As candidaturas para a sexta edição do Summer CEmp, a escola de verão organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, estão abertas até ao dia 31 de março. A edição deste ano terá lugar de 30 de agosto a 2 de setembro em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a colaboração do centro Europe Direct Minho.

Podem candidatar-se estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com idade até 30 anos, de qualquer área de formação e de qualquer grau de ensino superior. A participação é gratuita. Para se candidatarem, devem preencher o formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. A candidatura deve cumprir o regulamento e ser recebida até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2023 para ser considerada válida. De todas as candidaturas válidas, será selecionado para participar um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.  Podem aceder a testemunhos e partilhas de participantes e oradores das edições passadas pelo #SummerCEmp e nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Twitter, Facebook e Instagram. Qualquer questão pode ser enviada para COMM-REP-LIS-Pressatec [dot] europa [dot] eu (COMM-REP-LIS-Press[at]ec[dot]europa[dot]eu) e mais informações estão disponíveis na página dedicada.

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país. As anteriores edições aconteceram em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).

No Ano Europeu das Competências, esta edição vai sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida, voltando a centrar-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias. O Summer CEmp é igualmente uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu, assim como o papel da Comissão Europeia e dos cidadãos na sua construção. O Summer CEmp tem um programa imersivo, intensivo e dinâmico. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da região de acolhimento e um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local). Através de conversas e sessões práticas, os participantes conhecem melhor e partilham as suas visões sobre a União Europeia em temas muito diversos.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal disponibiliza apoio logístico a jornalistas e órgãos de comunicação social que queiram acompanhar o programa presencialmente, com limites dada a capacidade logística local. Para demonstração de interesse e qualquer outra questão sobre cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590.

 

Summer CEmp 2023

Quando? A sexta edição do Summer CEmp acontece de 30 de agosto a 2 de setembro de 2023.

Onde? Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo. Num cenário inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se em articulação com o património cultural e natural da localidade e região que o acolhe.

O quê? Quatro dias de programa intensivo composto por diálogos com protagonistas da atualidade nacional e europeia – políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Como participar? O primeiro passo é o preenchimento do formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2023 e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas até 40 para participar, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.

Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com até 30 anos (inclusive). Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar na construção do projeto europeu. A Comissão Europeia está empenhada em promover a diversidade das candidaturas ao Summer CEmp e a igualdade de acesso.

Tem custos? A Representação da Comissão Europeia em Portugal e entidades colaborantes assumem os encargos financeiros associados à participação, assim como ao alojamento durante o programa e às atividades, deslocações e refeições incluídas no programa. Aos participantes cabe qualquer outra despesa. Caso alguma pessoa interessada em se candidatar tenha dificuldade em assumir as despesas de transporte, deve indicá-lo no formulário de candidatura para que a organização possa analisar uma possível comparticipação. A Comissão Europeia procura que nenhuma candidatura selecionada fique limitada a participar por questões financeiras.

Em que idioma? O programa decorre maioritariamente em português, sendo indispensável o domínio deste idioma. Algumas sessões podem decorrer noutros idiomas, nomeadamente inglês, sem interpretação.

Mais informação:

 

Informação detalhada

Data de publicação
21 de março de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal