Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de agosto de 2023Representação em Portugal5 min de leitura

Summer CEmp 2023 – escola de verão da Comissão Europeia arranca a 30 de agosto em Ponte da Barca, no Minho

Summer CEmp Ponte da Barca
 

A sexta edição do Summer CEmp, a escola de verão sobre assuntos europeus organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, decorre entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Ponte da Barca, no coração do Minho. A brochura com mais detalhes sobre esta edição pode ser vista neste link.  

Esta edição do Summer CEmp, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca e o apoio do centro Europe Direct Minho, vai centrar-se na reflexão e discussão do impacto concreto que a União Europeia pode e deve ter na vida dos cidadãos e na importância da defesa e promoção dos valores europeus, nomeadamente a democracia e a participação dos jovens, tendo como pano de fundo as eleições europeias de 2024.

Durante quatro dias, 40 jovens universitários de todo o país vão debater de forma prática e abrangente o projeto europeu com um conjunto diverso de personalidades nacionais e internacionais, entre as quais Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, e os Secretários de Estado Tiago Antunes e Bernardo Ivo Cruz, respetivamente responsáveis pelos Assuntos Europeus e pela Internacionalização. Em Ponte da Barca vão igualmente marcar presença a Ministra para a Europa e Clima da Alemanha, Anna Lührmann, e a Secretária de Estado francesa dos Assuntos Europeus, Laurence Boone.

Acolhidos pela Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, estes convidados integram um conjunto de mais de oito dezenas de oradores que animarão as diferentes discussões ao longo do evento.

Entre o naipe de oradores desta edição do Summer CEmp, destaque ainda para as presenças de Pia Ahrenkilde Hansen, Diretora Geral de Comunicação da Comissão Europeia, de Manish Chauhan, Embaixador da Índia em Portugal, e de Manuela Teixeira Pinto, Representante Permanente adjunta de Portugal junto da União Europeia. Numa altura em que se aproximam a passos largos as eleições para o Parlamento Europeu, o programa inclui ainda um conjunto de conversas em formato de debate rápido com os eurodeputados Isabel Carvalhais, João Albuquerque, Margarida Marques, Maria Manuel Leitão Marques, José Manuel Fernandes e Nuno Melo.

A escola de verão da Representação da Comissão Europeia pretende proporcionar aos participantes uma experiência diversa e eclética, pelo que durante os quatro dias do evento pelo município minhoto vão passar académicos, investigadores, jornalistas, artistas, empreendedores e inovadores sociais, entre outros perfis. A cultura continua a assumir um lugar de destaque na programação, desta feita com a presença da companhia de teatro Mala Voadora, da fadista Katia Guerreiro e do gaiteiro Luís Rocha, além de outros artesões e protagonistas locais.

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, os participantes no Summer CEmp serão ainda convidados a discutir e dar sugestões sobre o próximo discurso do Estado da União Europeia, que a Presidente Ursula von der Leyen proferirá no dia 13 de setembro, e também sobre as prioridades políticas da Comissão Europeia, nomeadamente o NextGenerationEU, instrumento que financia o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português. A Europa social e da inclusão, o contexto geopolítico atual e a política externa da UE, a reflexão sobre como aproximar a Europa dos cidadãos e como contribuir para criar soluções com impacto são temas transversais nesta edição do Summer CEmp, que acontece em pleno Ano Europeu das Competências.

 

O programa do evento está disponível aqui, juntamente com outras informações.

O Summer CEmp é um evento aberto à imprensa. Para credenciação e qualquer outra questão relacionada com a cobertura da iniciativa, contactar a assessoria de imprensa da Comissão Europeia em Portugal: Daniel Rosário – daniel [dot] rosarioatec [dot] europa [dot] eu (daniel[dot]rosario[at]ec[dot]europa[dot]eu), 936 540 378 e Rita Fortunato Baptista – rita [dot] fortunato-baptistaatec [dot] europa [dot] eu (rita[dot]fortunato-baptista[at]ec[dot]europa[dot]eu), 966 822 590.

Acompanhe e participe no debate online com a hashtag oficial #SummerCEmp e nas contas da Representação no Twitter, no Instagram e no Facebook.

 

Contexto

Ao longo da sua existência, o Summer CEmp tem decorrido em diferentes localidades de Portugal, colocando no centro do debate a história, as oportunidades e os desafios concretos das respetivas comunidades no contexto das prioridades europeias. No ano em que se celebra o Ano Europeu das Competências, o Summer CEmp vai para o coração do Minho, em Ponte da Barca, depois de já ter passado por Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande (2022).

O Summer CEmp é um seminário intensivo e dinâmico com formatos práticos de aprendizagem. Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da necessidade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu e o papel da Comissão Europeia nesse contexto. Os 40 participantes da edição deste ano foram selecionados de entre um conjunto de mais de 250 candidaturas, constituindo um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir o presente e participar no futuro do projeto europeu.

 

Summer CEmp 2023

Quando? A 6.ª edição do Summer CEmp acontece de 30 de agosto a 2 de setembro de 2023.

Onde? Ponte da Barca, no Distrito de Viana do Castelo, no Minho. Num cenário inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se em articulação com protagonistas locais e com o património cultural e natural da localidade que o acolhe.

O quê? Quatro dias de programa intensivo composto por conversas diretas com oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empreendedores, académicos, artesãos, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com idade até 30 anos. Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. De todas as candidaturas válidas, é selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do projeto europeu, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo. A participação é gratuita.

Em que idioma?  O programa decorre maioritariamente em português. Algumas sessões podem decorrer noutras línguas, nomeadamente em inglês, sem interpretação.

Mais informação:

Informação detalhada

Data de publicação
24 de agosto de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal