Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia28 de janeiro de 2019Representação em Portugal3 min de leitura

Terceira edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa»

Com base no sucesso da edição de 2018, a Representação da Comissão Europeia lança a terceira edição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» para trabalhos publicados ou difundidos durante o ano de 2018. A apresentação de candidaturas pode ser...

Fernando de Sousa

Nesta terceira edição, o Prémio será atribuído a trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet em três categorias:

  • categoria Jornalista - «media nacional»;
  • categoria Jornalista - «media regional»;
  • categoria Estudante.

Periodo de candidaturas: entre 28 de janeiro de 2019 e 28 de fevereiro de 2019.

Resumo prático – edição 2019:

O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» será atribuído a trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet em três categorias:

- categoria jornalista – media nacional (um prémio atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional; ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito nacional.)

- categoria jornalista – media regional (um prémio atribuído a um jornalista detentor de carteira profissional; ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional e que seja publicado/difundido num media de âmbito regional ou local).

- categoria estudante (um prémio atribuído a um estudante, ou a uma equipa de no máximo cinco elementos, do ensino superior de jornalismo ou comunicação social).

As candidaturas elegíveis para a atribuição do Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» serão as seguintes:

  • artigos e reportagens;
  • que abordem questões importantes a nível europeu ou promovam um melhor entendimento das instituições ou políticas da União Europeia;
  • publicados ou difundidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2018;
  • elaborados em português;
  • que não tenham recebido outro prémio até à data de encerramento das candidaturas;
  • para a categoria jornalista: que tenha sido publicado/difundido num meio de comunicação legalmente registado em Portugal; para a categoria Estudante: que tenha sido publicado/difundido num meio de comunicação legalmente registado em Portugal ou num meio de comunicação ou sítio Web de uma instituição de ensino superior. Pode ainda ser um trabalho académico de cariz jornalístico certificado por docente universitário;
  • são elegíveis autores individuais ou equipas compostas por cinco pessoas, no máximo. Pelo menos um dos membros da equipa deve ser nacional ou residente num Estado-Membro da União Europeia.

Contexto:

No âmbito do respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social, a Comissão Europeia em Portugal lança a terceira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa em 2019, uma homenagem a um dos grandes jornalistas portugueses perito em assuntos europeus. A apresentação de candidaturas pode ser feita entre 28 de janeiro e 28 de fevereiro de 2019. Os formulários de candidaturas estão online e podem ser encontrados ao fundo da presente página, sob o título «Ligações úteis».

O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus em Portugal. Está ainda por determinar a data da cerimónia de entrega do Prémio em 2019.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
28 de janeiro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal