Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia27 de outubro de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

UE coordena 6 novos voos de ajuda humanitária para Gaza

união europeia ajuda humanitária gaza palestina unicef
UNICEF

Um novo voo de ajuda da UE partiu hoje de Copenhaga, transportando 51 toneladas de medicamentos, artigos médicos e material educativo em nome da Unicef para o Egito para pessoas necessitadas em Gaza.

O voo faz parte de 6 voos futuros da operação humanitária da ponte aérea da UE que transportam material essencial fornecido pelos parceiros para uma rápida projeção no terreno.

A UE financia o custo total de todos os voos e apoia a coordenação de operações no âmbito da Capacidade Europeia de Resposta Humanitária. Os voos que se avizinham deverão ser realizados ao longo das próximas duas semanas.

Além da UNICEF, entre os parceiros que fornecem a carga humanitária contam-se a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Os artigos de ajuda fornecidos serão utilizados para intensificar a resposta humanitária à recente escalada de violência que afeta as pessoas em Gaza, onde a situação já dramática continua a deteriorar-se. O comunicado de imprensa pode ser consultado aqui.

Informação detalhada

Data de publicação
27 de outubro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal