Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa11 de março de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

A UE não está a fazer nada para controlar a imigração em massa a partir de países terceiros? MITO!

A UE apoia a gestão das fronteiras, garantindo a segurança na União e o respeito das liberdades fundamentais e dos direitos humanos.

A UE tem trabalhado arduamente para melhorar a gestão das fronteiras externas e o controlo de imigração. Este trabalho já apresenta resultados concretos - estamos a proteger mais eficazmente as fronteiras externas da Europa.

A UE está ativa tanto a nível político como no terreno, ajudando os Estados-Membros a enfreitar as dificuldades. Temos de agir de forma responsável para o regresso daqueles que não podem beneficiar de proteção internacional para os seus países de origem e, sempre que possível, trabalhar com os países terceiros a fim de combater as causas profundas da migração irregular.

A União Europeia ajuda os Estados-Membros mais afetados
A UE criou centros de rastreio e de registo, nomeadamente 5 na Grécia e 4 em Itália, para os quais envia pessoal capacitado, como peritos dos Estados-Membros, a fim de ajudar as autoridades destes países a gerir o fluxo de migrantes.

A UE está também a ajudar com apoio financeiro desde o início de 2015. A Grécia recebeu mais de 353 milhões de euros para a ajuda de emergência. Apoio que se converte em ajuda no fornecimento de alojamento, alimentação e material médico aos migrantes e que serve, igualmente, para equipar guardas de fronteiras nacionais.

Através do novo Instrumento de Apoio de Emergência, já disponibilizámos 401 milhões de euros em ajuda humanitária para melhorar as condições de vida dos refugiados na Grécia. Estamos a trabalhar na elaboração de novas formas de apoio a Itália, tanto financeiras como através do reforço da cooperação regional. Espanha, recentemente considerada como um Estado-Membro com um aumento das chegadas, também recebe financiamento para apoiar a gestão das suas fronteiras.

Combater as redes criminosas
A fim de travar milhares de pessoas que arriscam as suas vidas na travessia ilegal do Mediterrâneo, os recursos da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira e da Europol são reunidos para investigar e desmantelar as redes de traficantes. Um novo Centro Europeu contra a Introdução Clandestina de Migrantes foi aberto para apoiar os Estados-Membros neste trabalho. A UE também controla, captura e destrói os navios explorados por criminosos.

Informação detalhada

Data de publicação
11 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal