Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de junho de 2023Representação em Portugal

Uma abordagem da UE para reforçar a segurança económica

estratégia europeia de segurança económica / Ursula / Presidente

A Comissão Europeia e o alto representante publicaram hoje uma comunicação conjunta sobre uma estratégia europeia de segurança económica. A comunicação conjunta centra-se na minimização dos riscos decorrentes de certos fluxos económicos no contexto do aumento das tensões geopolíticas e da aceleração das mudanças tecnológicas, preservando simultaneamente os níveis máximos de abertura e dinamismo económicos.

A estratégia proposta estabelece um quadro comum para alcançar a segurança económica através da promoção da base económica da UE e da competitividade, mediante a proteção contra os riscos e o estabelecimento de parcerias com o maior leque possível de países para dar resposta a preocupações e interesses comuns. Os princípios fundamentais da proporcionalidade e do rigor nortearão as medidas em matéria de segurança económica.

Mais informações no comunicado de imprensa.

A conferência de imprensa dos vice-presidentes executivos Valdis Dombrovskis e Margrethe Vestager e do alto representante/vice-presidente Josep Borrell está disponível no canal EbS

Informação detalhada

Data de publicação
20 de junho de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal