Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia3 de setembro de 2020Representação em Portugal2 min de leitura

Valores europeus, democracia e reforma institucional: uma conversa entre Miguel Poiares Maduro e Rui Tavares no podcast #AEuropaaos70

Estreia hoje, 3 de setembro, o quarto episódio do podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre Reforma Institucional e Estado de Direito, entre Miguel Poiares Maduro e Rui...

A Europa aos 70

A propósito da cascata de ideias inicial, Poiares Maduro lembra que as questões relacionadas com o clima podem sair reforçadas com a pandemia, por serem situações semelhantes no que toca à necessidade de antever e preparar riscos futuros, que precisam de investimento hoje. Já Rui Tavares fala da proteção dos valores europeus como uma “missão essencial” de quem está no projeto europeu. Sobre este tema, os convidados voltam a falar durante o episódio, com Poiares Maduro a lembrar que o enfraquecimento da justiça ou da democracia num Estado Membro é um enfraquecimento dessas dimensões ao nível de toda a União.

Depois dessa cascata de ideias, os convidados falaram sobre a resposta à crise, com Poiares Maduro a falar em perspetivas “optimistas” quando à resposta da União Europeia, e lembra que nesta crise não há lugar a riscos morais porque a causa é externa e completamente inimputável aos estados. Deixa, no entanto, o alerta: “a União precisa de aumentar a sua capacidade orçamental” para poder emitir a dívida necessária para fazer face a estas crises.

Num tema seguinte, Rui Tavares confessa estar pessimista com uma “falta de ambição” da futura Conferência sobre o Futuro da Europa, embora esteja bastante esperançoso com o próprio Futuro da Europa. A propósito da resposta à crise, Rui Tavares lembra que “A UE é o maior laboratório em termos mundiais de cooperação para lá das fronteiras do Estado-Nação.”, e que nesta crise foram dados passos que vão mudar o curso da história do projeto europeu. E deixa mesmo a mensagem: temos a oportunidade de “exercer a imaginação do pós-guerra, mas sem termos tido uma guerra”.

Uma conversa a ver e ouvir na íntegra no canal da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e disponível nas plataformas de podcast. O quinto episódio sairá no dia 10 de setembro e trata de Ciência com Carlos Moedas e Maria Manuel Mota.

Contexto:

O podcast “A Europa aos 70” - #AEuropaaos70- da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasce no verão de 2020 para pensar a União Europeia pós-covid, dos 70 anos da Declaração Schuman ao #NextGenerationEU. Em 10 episódios, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, modera conversas sobre o projeto europeu tocando em temas tão diversos como: da coesão à economia, do ambiente à saúde, da cultura à ciência.

O primeiro dos 10 episódios conta com uma animada conversa entre Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, e Henrique Raposo, escritor e comentador. O segundo sobre o tema da Saúde, teve como convidados André Peralta Santos e Pedro Pita Barros e o terceiro debateu Economia com Susana Peralta e Vítor Bento.

Disponível, a partir de 6 de agosto, com vídeo na conta da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Youtube e em áudio nas plataformas de podcast. Acompanhe os teasers e os lançamentos nas contas da Representação da Comissão Europeia em Portugal no Facebook, Twitter, e Instagram e com o #AEuropaaos70.

Informação detalhada

Data de publicação
3 de setembro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal