Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia31 de julho de 2023Representação em Portugal3 min de leitura

Dia Europeu das Línguas celebrado em Portugal

Dia Europeu das Línguas 2023

O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, é assinalado este ano em Portugal com um programa diversificado para agradar a todos. O evento principal decorre em Paredes, na Área Metropolitana do Porto, mas haverá também iniciativas em linha e uma iniciativa em Beja dedicada ao teatro juvenil.

Conheça a programação

26 de setembro 2023Valverde del Fresno – Espanha – evento transnacional «A Raia, as línguas da não fronteira» organizado em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Madrid reúne escolas de Valverde del Fresno e Penamacor para celebrar as línguas raianas. Da parte da tarde, será realizada uma conferência subordinada ao tema «Língua materna e identidade – que futuro para as línguas de fronteira?», com oradores de ambos os lados da fronteira e transmissão em direto em linha.

28 de setembro 2023Paredes – Área Metropolitana do Porto –  a já tradicional Feira das Línguas decorre em Paredes, na Área Metropolitana do Porto entre as 10h00 e as 18h00. Jogos, concursos, teatro, peddy paper, música e exposições vão animar os alunos das escolas da região no Parque José Guilherme (se as condições meteorológicas permitirem) ou no pavilhão multiusos.

2, 3 e 4 de outubro BejaIV Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, também associado às celebrações do Dia Europeu das Línguas e do Ano Europeu das Competências. O evento, que contará com a presença da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, é realizado em parceria com o Parlamento Europeu em Portugal, os Europe Direct de Olivença, do Baixo Alentejo, da Área Metropolitana de Lisboa e do Oeste, Lezíria e Médio Tejo, assim como com a Câmara Municipal de Beja e a Escola Secundária Diogo de Gouveia. Serão três dias de ensaios e representações, mas também de workshops de dicção, de conversas sobre democracia participativa e de muito convívio entre alunos de Mérida, Coimbra, Bombarral, Alenquer, Sintra, Lisboa e Serpa. O Cineteatro Pax Julia vai acolher apresentações abertas ao público: a 3 de outubro, às 12h00, a peça musical «O Principezinho» pelo grupo de teatro (En)Cena de Serpa, às 21h00, o espetáculo humorístico de Jorge Serafim, e ainda apresentações finais dos vários grupos a 4 de outubro.

6 de outubro – Para encerrar as comemorações do Dia Europeu das Línguas em Portugal, no dia 6 de outubro, às 10h00, escolas de todo o país estão convidadas a assistir a um seminário em linha sobre a Europa, as suas línguas, os seus valores e o seu futuro, que conta com a participação dos membros da comunidade alumni Summer CEmp Joana Gama Gomes e Filipe Caetano. Mais informações aqui e inscrições (só para escolas) aqui.

(A entrada é gratuita em todos os eventos)

Desde o dia 6 de setembro, está ainda a decorrer nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal um passatempo sobre a Europa e as suas línguas que pode acompanhar no Instagram e Facebook, até ao dia 26 de setembro.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

 

Festa do Livro em Belém

Nos dias que antecedem as celebrações, através da exposição itinerante multilingue «O Principezinho», a Comissão Europeia em Portugal esteve pela primeira vez presente na Festa do Livro em Belém, uma iniciativa de Sua Excelência o Presidente da República, que decorreu entre quinta-feira dia 31 de agosto e domingo dia 3 de setembro nos jardins do Palácio de Belém.

O Principezinho

A exposição itinerante, uma iniciativa da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, constituída até agora por 44 edições da obra nas línguas europeias e não só, esteve presente no sábado dia 2 de setembro. Inês Blanc fez a sua leitura encenada da obra, um momento sempre aguardado por miúdos e graúdos.

Esta mostra marcou a entrada oficial na coleção da edição da obra em mirandês, com o título «L Princepico», que constituirá o 45.º livro da exposição itinerante, no ano em que se assinalam os 80 anos do lançamento da obra de Antoine de Saint-Exupéry, editada pela primeira vez em Nova Iorque em 1943.

Informação detalhada

Data de publicação
31 de julho de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal